Detidos 72 foliões por fazer xixi nas ruas durante desfile no Rio de Janeiro

Redação CORREIO

Agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a da Guarda Municipal detiveram na noite de sexta-feira (25) 72 pessoas flagradas fazendo xixi nas ruas durante o desfile pré-carnavalesco do Cordão da Bola Preta, o bloco mais tradicional do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. Segundo a Seop, todos os detidos foram levados para a 5ª DP (Mem de Sá).

No último desfile pré-carnavalesco do Cordão da Bola Preta, que completou 92 anos, a Avenida Rio Branco ficou tomada de gente. Os organizadores estimam que pelo menos 200 mil pessoas participaram desse desfile.

Ainda de acordo com a Seop, durante a operação Choque de Ordem, 54 veículos foram multados e outros 12 rebocados por estacionamento irregular nas imediações da Avenida Rio Branco. A Coordenação de Controle Urbano reprimiu ambulantes que atuavam ilegalmente na área. Não há registro de tumultos.

A Comlurb removeu 4,5 toneladas de lixo. Mais de 15 garis atuaram na limpeza ao longo de todo o trajeto e mais de vinte contêineres foram distribuídos pelas ruas do Centro. Os trabalhadores usaram também dois pulverizadores, uma varredeira mecânica, um caminhão coletor e um carro pipa.

Foram gastos 36 mil litros de água de reuso com desinfetante para lavar a área. Segundo os organizadores, já no início do desfile, a agremiação já arrastava pelo menos 50 mil pessoas no trecho entre a Presidente Vargas e Rua Sete de Setembro.

Porta-estandarte
Para a alegria dos foliões, a atriz Leandra Leal, porta-estandarte do bloco, distribuiu simpatia, demonstrando que representar o Bola "é uma grande satisfação e alegria". Outras atrações foram a rainha, Laura Sabino, e a princesa, Patricia Pontes. "Eu saio desde criança aqui, com a minha mãe, com a minha avó. É uma honra para mim", disse Leandra Leal.

O bloco contou ainda com o brilho da musa Renata Nascimento que mostrou muita graça ao sambar no ritmo das marchinhas. O próximo desfille do Cordão da Bola Preta será no dia 5 de março, sábado de carnaval, às 9h, na Cinelândia, Centro do Rio. Até o domingo (27), 540 mil pessoas vão cair na folia em 102 blocos que vão tomar as ruas cariocas.

Parceria
O Cordão da Bola Preta firmou uma parceria com a Globo Rio para preservar a memória do carnaval. O acordo vai promover e divulgar eventos do bloco, que ganhará um museu na própria sede, na Lapa, no Centro da cidade. A união foi selada com festa. Foliões orgulhosos como a atriz Quitéria Chagas, rainha da bateria, e a cantora Maria Rita, madrinha, estavam presentes.

A parceria também abrange a manutenção das tradições do Bola Preta e a conscientização dos foliões, para a construção de um clima de paz, boa convivência, tolerância e preservação do patrimônio público durante os desfiles.

O acordo é firmado nos mesmos moldes do já selado com a Sebastiana (Associação Independente de Blocos de Rua da Zona Sul, Centro e Santa Teresa). As informações são do G1.

Postar um comentário

0 Comentários